Acidente em PG foi causado por suspeita de falha nos freios, diz PRF
Engavetamento gerou 9 km de congestionamento; fluxo da BR-376 foi normalizado por volta das 6h
Publicado: 29/04/2025, 08:24

Na noite dessa segunda-feira (28), por volta das 19h55, um grave acidente do tipo engavetamento ocorreu na BR-376, km 491, no sentido Curitiba, em Ponta Grossa (PR). O sinistro envolveu cinco caminhões e um automóvel, resultando em um óbito e dois feridos.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi causado por um caminhão Scania G380 (placa de Piquerobi/SP) com suspeita de falha nos freios, que colidiu com a traseira de outros veículos em um trecho onde o tráfego já estava lento. O congestionamento na região ocorria devido a dois outros caminhões com problemas mecânicos (localizados nos km 492 e 493).
SOBRE A COLISÃO - O caminhão de Piquerobi (SP) não conseguiu frear e atingiu quase simultaneamente dois semirreboques, sendo um Scania R500, de Baixa Grande do Ribeiro (PI), que trafegava na faixa da direita e um Scania R440, de Ijuí (RS), que estava na faixa da esquerda.
Com o impacto, o caminhão de Ijuí (RS) foi arremessado para frente, batendo em outro Scania R550, de Cuiabá (MT). O caminhão de Cuiabá, por sua vez, colidiu contra um Honda HRV, de Pontal do Paraná, que depois atingiu outro veículo, que seguiu viagem.
VÍTIMAS E ATENDIMENTO - O motorista do Scania de Piquerobi (SP), Lucas Alves Villanova, de 24 anos, entrou em óbito no local do acidente. Ele era natural de Presidente Venceslau (SP). Já o passageiro do mesmo caminhão, de 25 anos, de Paraguaçu Paulista (SP), sofreu escoriações.
O condutor do Scania de Ijuí (RS), de 51 anos, de Tenente Portela (RS), ficou ferido, enquanto os demais motoristas não se feriram, sendo submetidos ao teste do etilômetro, com resultado negativo para álcool.
Os feridos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Santa Paula e Santana.
TRÂNSITO - A BR-376, no sentido Curitiba, ficou totalmente interditada das 19h55 até as 4h50, causando um congestionamento de 9 quilômetros, o que afetou também a BR-373 e a PR-151. O fluxo foi normalizado por volta das 6h da manhã desta terça-feira (29).
INVESTIGAÇÃO - O caminhão Scania de Piquerobi (SP), suspeito de ter falha no sistema de freios, foi removido para perícia técnica. As equipes do Corpo de Bombeiros, PRF, DER, Instituto Médico Legal (IML) e Criminalística atuaram no local.
GALERIA DE FOTOS
Das assessorias